Curitibanos Escolhem Cartaz Oficial do Mundial

By | November 18, 2012

Duas imagens disputam o título de símbolo da capital paranaense durante a Copa do Mundo de 2014. Escolha pode ser feita pela internet até 21 de novembro

O que representa melhor Curitiba: uma araucária ou uma calçada de petit-pavé? A imagem oficial da cidade para a Copa do Mundo de 2014 será um desses símbolos estilizados. A prefeitura apresentou, na última semana, duas opções de cartazes e abriu uma votação popular, que vai até o dia 21 de novembro, para definir a marca da capital no evento. Os cartazes foram desenvolvidos por uma agência, a pedido da prefeitura, e priorizam aspectos da cidade e do estado. Uma das opções mostra um jogador de futebol formado por pedrinhas pretas no petit-pavé, tão conhecido das calçadas da capital. Ele aparece chutando uma “bola”: uma das floreiras da Rua XV de Novembro. O outro pôster remete ao estado e à natureza: um pinheiro, com bolas de futebol nas pontas, em uma inusitada mistura de pinhão e esporte.

Curitibanos Escolhem Cartaz Oficial do Mundial

“Buscamos elaborar as imagens envolvendo as questões culturais, principalmente da cidade de Curitiba, mas também do estado do Paraná. Das duas imagens, uma eu diria que é 100% Curitiba, que é o jogador estilizado no petit-pavé. A outra remete mais ao estado como um todo, com um pinheiro”, explica o secretário Luiz de Carvalho, da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo da Fifa 2014.



Os dois trabalhos que estão disputando a preferência dos curitibanos foram apresentados à Fifa e aprovados como futura identidade oficial da cidade durante o evento, mas houve a exigência de se escolher apenas uma opção. “Esse pôster vai levar a imagem de Curitiba para o mundo inteiro durante a Copa, estará em todos os lugares”, diz Carvalho. A consulta popular, que começou no último sábado, já registrou mais de 7 mil votos. Além da iniciativa na internet, serão promovidas ações em pontos centrais da capital, em jogos de futebol e no Parque Barigui.

 

Participe

Todos podem ajudar a escolher qual cartaz representará Curitiba durante a Copa do Mundo de 2014. A votação, que começou no último sábado, vai até o dia 21 de novembro. Durante toda a campanha, serão distribuídos cards com as duas opções de pôster em escolas municipais. Além disso, entre quinta-feira e sábado, cards e “bolachas” serão distribuídos em bares da cidade. Saiba onde votar:

Internet

A votação está disponível no sitewww.curitiba.pr.gov.br/cartazcopadomundoFIFA2014, até as 16 horas do dia 21 de novembro.

Na rua



Na Boca Maldita, a votação para a escolha do pôster oficial de Curitiba começou ontem. Hoje e amanhã ainda será possível votar na tenda montada no local. No dia 19 de novembro, haverá um local de votação na Praça Rui Barbosa.

 

Também haverá ações específicas para a votação nos jogos do Paraná e Coritiba, no fim de semana, e no Parque Barigui, no sábado.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo