Postos de Informação Orientam dez mil Turistas por Mês

By | August 20, 2012

A Prefeitura implantará mais dois Postos de Informações Turísticas (PITs) para bem atender os visitantes. Os novos postos ficarão no Mercado Municipal e no Restaurante Madalosso. A cidade já tem nove PITs que atendem, a cada mês, cerca de dez mil pessoas (342 por dia) do Brasil e do exterior.

Postos de Informação Orientam dez mil Turistas por Mês

“A cada ano, a cidade registra recorde no número de turistas e com os novos PITs queremos manter a qualidade do serviço e nos preparar para um movimento maior na Copa do Mundo”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. Cidade-sede do mundial Curitiba deverá receber cerca de 500 mil turistas no período dos jogos, em 2014.



O Instituto Municipal de Turismo é responsável pela administração dos PITs. “O atendimento é feito por uma equipe qualificada, com conhecimentos nos atrativos da cidade”, diz Juliana Vosnika. Em todos os postos, há atendentes com conhecimentos em um segundo idioma.

Eles estão preparados para prestar informações sobre os eventos da cidade, os serviços, o acesso aos atrativos turísticos de Curitiba, e dar dicas de restaurantes e hoteis.

O turista também encontra mapas e guias da cidade para iniciar o passeio pela cidade. Há folhetos explicativos e sugestões de roteiros, como o Curta Curitiba a Pé, com indicações para passeios pela região central que podem ser feitos em agradáveis caminhadas.

Para facilitar a estada do turista, os postos ficam em locais estratégicos: Aeroporto Internacional Afonso Pena, Santa Felicidade, Rua 24 Horas, Largo da Ordem, Rodoferroviária está em reforma, Instituto Municipal de Turismo, Torre Panorâmica e no estádio Couto Pereira. O PIT da Arena da Baixada está em reforma.

Estruturas – o mais recente PIT inaugurado pela Prefeitura fica na Rua 24 Horas. No posto, que também é chamado de Curta Curitiba Experience, a ambientação é moderna e é possível comprar pacotes turísticos e ter dicas sobre roteiros e passeios na cidade.

O PIT mais movimentado é o do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O posto fica na área de desembarque do aeroporto e em 2011 registrou 85.032 atendimentos. No local, trabalham quatro atendentes da Prefeitura de Curitiba e quatro da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Alguns postos foram implantados pelo Instituto Municipal de Turismo em convênio com a iniciativa privada. É o caso dos PITs em parceria com o Coritiba Foot Ball Club e a Associação Comercial Industria de Santa Felicidade (Casa dos Contos).



Disque-Turismo – outra maneira de ter saber mais sobre a cidade é ligar para o Disque-Turismo. O serviço da Prefeitura auxilia os visitantes da cidade pelo telefone (41) 3352-8000. Por telefone, é possível receber informações sobre os principais pontos turísticos de Curitiba e de outros locais que o visitante tenha interesse em conhecer.

Os turistas que usam o serviço buscam, na maioria das vezes, informações sobre hotéis, restaurantes e acesso aos principais pontos turísticos da cidade. No caso de famílias com crianças, o Disque-Turismo sugere roteiros que incluem visitas em parques, lojas e equipamentos com programação voltada ao público infantil.

O serviço funciona 24 horas. Recebe em média 500 ligações mensais. No período de férias escolares e alta temporada para o turismo o número de ligações dobra.

 

Endereços e horários dos Postos de Informações Turísticas

Fonte: Site da Prefeitura