Fé Atrai 220 mil Visitantes por Ano a Curitiba

A busca espiritual contribui para o desenvolvimento de Curitiba como destino de qualidade. A cada ano, a cidade recebe cerca de 220 mil turistas para a programação de eventos religiosos.

Fé Atrai 220 mil Visitantes por Ano a Curitiba

“Quase 10% dos turistas de eventos que vêm a Curitiba acompanham a programação religiosa”, disse Juliana secretário do turismo da cidade. “A cidade soube receber diversas etnias e crenças, tem uma ótima estrutura hoteleira e gastronômica e uma rica programação de eventos deste segmento”.



No calendário religioso estão a Festa da Luz, em homenagem à padroeira de Curitiba, a Benção de Alimentos na Páscoa, a Expocristo, feira de produtos literários e fonográficos cristãos, a Marcha para Jesus, caminhada dos evangélicos, o Hana Matsuri, da comunidade zen budista.

Já o roteiro temático Trilhas da Fé, do Instituto Municipal de Turismo, leva o visitante a percorrer 26 igrejas e santuários e observar estilos arquitetônicos e história. No guia estão a Igreja da Ordem e o Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Capelinha Schoenstatt, a Capela do Bosque do Papa João Paulo II. A cidade tem mais de cem igrejas que despertam o interesse dos visitantes.

 

JMJ – Mas será em 2013 que Curitiba poderá se firmar como pólo do turismo religioso, com a realização da Semana Missionária. O evento deverá atrair cerca 20 mil jovens a cidade, de 18 a 22 de julho, e precederá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que será realizada no Rio.

O Instituto Municipal de Turismo coordena as ações da Prefeitura em apoio à Semana Missionária “Teremos um espaço da Rua 24 Horas para que os participantes busquem informações e formatem roteiros pela cidade”, contou Juliana. “O impacto da realização da Semana Missionária será positivo tanto para a igreja quanto para Curitiba, que mostrará estar preparada para receber eventos de grande porte”.

O padre Carlos Alberto Chiquim, coordenador da Pastoral de Turismo do Brasil, lembrou que a instituição trabalha para transformar o turismo religioso em um segmento reconhecido pelo Ministério do Turismo. “Hoje, o turismo religioso faz parte do segmento de turismo cultural”, lembrou ele. “Queremos que o turismo religioso não seja apenas um comércio, mas que tenha cunho de peregrinação”.

 

Roteiro Trilhas da Fé

 



Igreja da Ordem

Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento

Paróquia Nossa Senhora das Mercês

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Igreja dos Passarinhos

Santuário de Nossa Senhora do Equilíbrio

Capelinha Schoenstatt

Igreja São Francisco de Paula

Igreja Presbiteriana de Curitiba

Igreja Batista de Curitiba

Santuário Sagrado Coração de Jesus

Igreja Nossa Senhora do Rocio

Santuário Divina Misericórdia

Santuário Santa Rita de Cássia

Paróquia e Santuário São Judas Tadeu

Santuário Nossa Senhora do Carmo

Santuário Nossa Senhora de Lourdes

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Santuário de Nossa Senhora de Salete

Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral

Igreja Santo Agostinho

Capela do Bosque do Papa João Paulo II

Paróquia do Divino Espírito Santo

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

Fonte: Site da Preitura