Criatividade feita à mão nos bairros de Curitiba

By | August 20, 2012

Curitiba tem 22 feiras distribuídas pelos bairros para comercializar o trabalho feito à mão de aproximadamente 2.000 artesãos. As feiras são administradas pelo Instituto Municipal de Turismo e oferecem grande variedade de produtos, com preços atraentes.

Criatividade feita à mão nos bairros de Curitiba

É possível encontrar o artesanato tradicional e até artigos inovadores.

Todos os produtos expostos e vendidos nas feiras de bairros passam por uma avaliação. Para serem selecionados, precisam ter características artesanais, artísticas e culturais. Também são avaliados criatividade, acabamento, execução, funcionalidade, higiene, apresentação e estética.



Para a comercialização de gêneros alimentícios, os artesãos devem atender as normas de manipulação, comercialização e armazenamento da Vigilância Sanitária.

O artesanato culinário, por exemplo, precisa ser embalado e apresentar etiqueta com dados como ingredientes, conteúdo ou peso líquido, identificação de origem (endereço completo do fabricante com telefone), data de validade, forma de conservação e se o produto contém ou não contém glúten.

Cosméticos (sabonete, sais de banho, hidratantes, xampus) devem conter rótulo identificando a composição, datas de fabricação e validade, peso ou volume líquido e termo de responsabilidade do profissional responsável pela fabricação.

 

Horários e características das feiras

 

OBS:  As que estiverem em negrito são próximas aos pontos turísticos da cidade ou valem muito a pena ir.

 

ÁGUA VERDE

 

Rua Professor Brasílio O. da Costa (entre avenida República Argentina e avenida Guararapes)

Sábado, das 9h às 15h

Muitas opções de presentes e objetos de decoração. Tem velas no formato de flor, colares de contas, pijamas de pelúcia para crianças, toalhas e cestas de crochê e até acessórios feitos com fitas de impressora.

 

BACACHERI

 

Avenida José Goulin (próximo Conjunto Solar)

Domingo, das 8h às 13h

O passeio começa pela feira verde, que tem frutas e verduras sem agrotóxicos. Na parte de artesanato, uma incrível variedade de artigos de vestuário, mesa, banho e decoração. Sabonetes artesanais, vasos de cerâmica e muitos outros produtos diferentes que agradam todos os estilos e ainda cabem no seu bolso.



BAIRRO ALTO

 

Rua Jornalista Alceu Chichorro, em frente ao Liceu de Ofícios

Sábado, das 9h30 às 17h

Tem objetos decorativos, utilidades para casa, acessórios e muito mais. Tudo em um ambiente descontraído e com um atendimento diferenciado.

 

BOQUEIRÃO

 

Rua da Cidadania do Carmo

Segunda e terça-feira, das 9h às 17h, e quarta-feira, das 9h às 19h

Produtos variados, que vão desde acessórios pessoais, objetos decorativos e lúdicos para o lar, até obras de arte. Vale experimentar um pouco da gastronomia brasileira comendo uma tapioca ou sabores internacionais, como o do pierogue.

 

CAPÃO RASO

 

Largo Padre Albino Vicco (Praça da Igreja)

Sábado, das 10h às 17h

Vende objetos decorativos para casa ou festa, além de nécessaires, estojos personalizados, velas e muito mais. Para as futuras mamães, a feira é ótima para comprar o enxoval e os presentes do bebê.

A feira oferece ainda muitas opções de lanches e uma oficina de artesanato no primeiro sábado de cada mês, a partir das 13h30.

 

CIC

 

Rua São Severino (Terminal CIC)

Quarta-feira, das 10h às 17h

Você encontra de tudo: roupinhas de bebê, jogos de cozinha e objetos de decoração variados. A feira também conta com um atendimento especial para encomendas sob medida.

 

FAZENDINHA

 

Terminal Fazendinha

Segunda e quarta-feira, das 9h às 17h

Brincos, colares e bolsas, sem contar os lindos conjuntos de trilhos e toalhas de mesa bordados em ponto cruz. Se a fome bater, a feira tem pasteis, doces, salgados e bolos com gostinho de tarde na casa da avó.

 

HAUER

Passarela do Hauer

Sábado, das 8h às 13h

Comece bem o fim de semana passeando com seu cãozinho pela passarela do Hauer até chegar à feira e confira as últimas novidades em artesanato. Tem objetos de decoração, acessórios e muito mais.

 

JUVEVÊ

 

Rua Alberto Bolliger (próximo ao Estádio Couto Pereira.

Sábado, das 8h às 13h

Acessórios femininos, vasos florais e muitos objetos decorativos que vão deixar seu lar mais moderno. Os produtos variam de antiguidades a objetos de design.

 

LUIZ XAVIER (ARTES PLÁSTICAS)

 

Avenida Luiz Xavier (próximo ao Palácio Avenida)

Quarta-feira, das 9h às 14h, e sábado, das 9h às 14h

Expressões artísticas de cunho erudito ou popular. Pintura, escultura, desenho, caricatura, gravura de arte com matriz original e fotografia artística são apenas algumas das inúmeras técnicas presentes no espaço.

 

PASSEIO PÚBLICO

 

Avenida Presidente Faria esquina com Presidente Carlos Cavalcanti (Passeio Público)

Sábado, das 8h às 13h

Vários artigos para a casa ficar mais bonita, acessórios, produtos para cozinha e presentes para crianças.

 

PORTÃO

 

Praça Desembargador Armando Carneiro (ao lado do Terminal do Portão)

Quinta-feira, das 9h às 17h

Os produtos artesanais são de qualidade e cheios de diferenciais. Experimente também as bolachas caseiras.

 

PRAÇA AFONSO BOTELHO

 

Rua Buenos Aires (próximo ao Estádio do Atlético)

Terça-feira, das 17h às 22h

Tem pastel, pierogui e muitas outras delícias. Nas barraquinhas de artesanato, veja os cestões e cestinhas de vime, os bótons, a galinha de matelassê e o tricô para bebês.

 

PRAÇA UCRÂNIA

 

Praça Ucrânia, Bigorrilho

Quarta-feira, das 11h às 19h

Cartonagem, patchwork e cortinas em pedraria são diferenciais dessa feira, que oferece uma boa variedade de artigos exclusivos. Você encontra arte em mosaicos, tricô, crochê, bordado, macramê. A feira possui um amplo espaço para as crianças brincarem e curtirem.

 

PRAÇA 29 DE MARÇO

 

Praça 29 de Março, Centro

Domingo, das 8h às 13h

Tem acessórios para a família toda, inclusive para seu animal de estimação. Confira também os trabalhos em crochê e os objetos decorativos em MDF.

 

REPÚBLICA ARGENTINA

 

Avenida República Argentina (ao lado do Supermercado Pão de Açúcar)

Sábado, das 10h às 17h

Acessórios pessoais encantadores, objetos exclusivos para decorar a casa e uma linha completa de produtos para a cozinha. Há opções de acessórios para os bichos de estimação.

 

SANTA FELICIDADE

 

Praça São Marcos (em frente ao Terminal de Santa Felicidade)

Terça-feira, das 15h às 21h
Tem conjuntos de colar e brincos, além de outras bijuterias. Aqui tudo vira arte, até aquela calça jeans antiga se transforma em bolsa cheia de charme

SANTA FELICIDADE II

 

Rua da Cidadania de Santa Felicidade

Primeira semana do mês, das 8h às 17h

 

SANTA QUITÉRIA

 

Rua Curupaitis, esquina com Bocayuva (praça Francisco R. A. de Macedo)

Sábado, das 11h às 19h

 

SÃO LOURENÇO

 

Parque São Lourenço

Domingo, das 11h às 17h

Bonecos de pano de diversos estilos e uma variedade incrível de bijuterias artesanais. Tem também caixas de madeira decoradas e objetos de acrílico.

SÃO LUCAS

Avenida João Gualberto, esquina com Anita Garibaldi

Terça-feira, das 14h30 às 20h30

Há velas de todos os tipos, casaquinhos de tricô e objetos para cozinha. Para a criançada, uma diversidade de bichos e feltro e dedoches.

SÍTIO CERCADO

Rua Contenda (próximo Terminal Sítio Cercado)

Sábado, das 10h às 17h

Tem diversos tipos de bolsas e vários produtos com muita beleza, praticidade e conveniência. Confira também os objetos decorativos em EVA, bijuterias, caixas de madeira decoradas e muito mais.

Fonte: Site da Prefeitura