Museu Oscar Niemeyer está entre os 20 Museus mais Bonitos do Mundo

By | July 20, 2012

A seleção foi feita pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte

O Museu Oscar Niemeyer Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, integra a lista dos 20 museus mais bonitos do mundo feita pelo site norte-americano Flavorwire. A publicação é especializada em cultura e crítica de arte. O MON é a única instituição latino-americana a entrar nesse ranking.

O primeiro edifício foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, e concebido como um instituto educacional. Foi remodelado e adaptado para funcionar como um museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, que lembra um olho.



O complexo de dois prédios, instalado em uma área de 35 mil metros quadrados, foi reinaugurado em 2002.

O museu apresenta muitos dos elementos de assinatura de Niemeyer: ousadas formas geométricas, curvas esculturais volumes colocados com destaque para contrastar com volumes retangulares, rampas sinuosas para pedestres, áreas grandes de concreto pintado de branco, e áreas com pinturas murais e pinturas vivas.

Lista completa



Outros museus que fazem parte da lista são: Museu do Louvre (França), o Museu d’Orsay (França), o Museu Hermitage (Rússia), o Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), o Museu de História Natural de Viena (Áustria), o Getty Center na Califórnia (EUA), o Museu Solomon R. Guggenheim, de Nova York (EUA), a Casa e Jardins Claude Monet, em Giverny (França), Museu de Arte Islâmica (Qatar), o Museu de Arte Nelson-Atkins (EUA), o Museu de Hanoi (Vietnã), o Museu de Arte Moderna de Fort Worth (EUA), o Museu Louisiana de Arte Moderna (Dinamarca), o Museu Royal Ontario (Canadá), o Museu MAS (Bélgica), o Museu Salvador Dali da Flórida (EUA), o Palácio Potala de Llasa (Tibet), o Museu Histórico do Estado de Moscou (Rússia) e o Museu Chora de Istambul (Turquia).

Fonte: Jornal Gazeta do Povo