Conto de João, Maria e a Bruxa no Bosque Alemão

By | July 18, 2012

Ainda dá tempo de levar as crianças para um passeio cultural divertido antes da volta às aulas. A biblioteca do Bosque Alemão, conhecida como Casa Encantada, é sucesso entre meninos e meninas por oferecer apresentações de contadoras de histórias vestidas de bruxas e um acervo de 3.400 livros com ênfase em literatura infantojuvenil.

Conto de João, Maria e a Bruxa no Bosque Alemão

A construção, em meio ao verde do Bosque Alemão, reproduz a morada da bruxa do conto João e Maria, dos Irmãos Grimm. Aos sábados e domingos, a hora do conto é aberta ao público e feita às 11h, 14h e 16h.



De terça a sexta-feira, é dedicada às escolas da cidade e é preciso agendar horário. No ano passado, cerca de 13 mil estudantes acompanharam as apresentações das bruxinhas.

A festa – o Bosque Alemão, inaugurado em 29 de março de 1996, foi criado para homenagear a cultura e tradições dos imigrantes alemães que chegaram à cidade a partir de 1833. Ocupa 38 mil m² no bairro Jardim Schaffer – a maior parte de mata nativa densa que fazia parte da antiga chácara da família Schaffer.

Entre suas atrações está a Trilha de João e Maria, com a reprodução, em azulejos, dos versos do conto dos irmãos Grimm. Na trilha, está localizada a Casa Encantada. O acervo da biblioteca da casa também conta com exemplares na escrita alemã que foram doados pela comunidade.

Além da biblioteca, o bosque tem o Oratório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; e a Praça da Cultura Germânica; e nascentes de água doce.

Serviço:



Biblioteca do Bosque Alemão – Casa Encantada (rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert, Vista Alegre).
Hora do conto na Casa Encantada:
sábados e domingos, às 11h, 14h e 16h. Para escolas, agendamento de horários pelo telefone 3568 1087
Horário do bosque: diariamente das 9h às 17h.