Primeiro Táxi Elétrico do País Circula em Curitiba

By | July 18, 2011

Quem desembarcar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e precisar de um táxi, pode ter a chance de ser transportado pelo primeiro táxi elétrico a ser colocado em circulação no País.

Com carga cheia, o táxi elétrico tem autonomia para circular até cem quilômetros. Ele foi desenvolvido através de uma parceria entre a Copel, Itaipu Binacional, Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) e empresas privadas.



Os trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos nos últimos dois anos.

“O carro elétrico é muito mais econômico que os carros convencionais, pois tem manutenção e consumo mais baratos. A carga cheia do táxi colocado em circulação no Aeroporto Afonso Pena custa entre R$ 5,00 e 8,00. Isto deve se refletir em economia aos passageiros”, disse o presidente da Copel, Ronald Ravedutti. “Este primeiro veículo vai ser utilizado de forma experimental. Porém, esperamos que, até a Copa de 2014, tenhamos vários táxis elétricos em circulação”.

Em relação a pagamento, os passageiros que utilizarem o táxi na saída do aeroporto irão, previamente, adquirir um voucher, recebendo desconto no valor de sua corrida.



Porém, a ideia é de que, nos próximos anos, o pagamento possa ser realizado com cartão de crédito. “O táxi elétrico é um projeto bastante audacioso. O lançamento deste primeiro veículo e do eletroposto representa um marco para a cooperativa, que é parceira da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e já pensa em ampliar seu atendimento no Afonso Pena”, comentou a presidente da Cooperativa Aerotáxi, Iara Diva Thomaz.