Copa Vai Atrair Meio Milhão de Turistas a Curitiba

By | July 17, 2011

  Curitiba deverá receber aproximadamente 508 mil turistas na Copa do Mundo de 2014. A estimativa foi divulgada pelo Ministério do Turismo e é resultado de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para traçar um perfil dos turistas que movimentarão a economia das cidades-sede do mundial daqui a três anos.
  Copa Vai Atrair Meio Milhão de Turistas a Curitiba
  
  Atualmente, Curitiba recebe cerca de 3,4 milhões de turistas por ano – uma média de 283 mil por mês. “A Copa será uma grande oportunidade para mostrarmos aos visitantes brasileiros e estrangeiros que Curitiba é um destino de qualidade e que está preparada para recebê-los”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.



  O estudo do Ministério do Turismo foi baseado em pesquisas com o público da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e na movimentação do turista brasileiro.
  
  Entre os visitantes que deverão vir a Curitiba, 406.944 serão brasileiros, e 101.390, estrangeiros. “A participação expressiva de estrangeiros no evento proporcionará oportunidades de trabalho, gerando receitas e divisas para a cidade”, afirma Juliana.
  
  A pesquisa mostra que o turista estrangeiro deverá gastar, em média, R$ 11,4 mil durante os dias em que permanecer no Brasil. A média de permanência será de 17,6 dias e a maior parte dos visitantes aproveita a chance para conhecer novos lugares. Neste período, os turistas devem visitar, em média, 3,8 cidades.

  
  

Pesquisa – O levantamento do Ministério do Turismo mostra que a Copa no Brasil movimentará três milhões de turistas brasileiros e 600 mil estrangeiros.



Os estrangeiros vão realizar quase dois milhões de viagens pelas cidades-sede. Já os brasileiros que circularão pelo país durante a Copa farão seis milhões de viagens pelos 12 municípios.

A cidade que deverá receber o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro, com 413 mil.