Curitiba Capital da Qualidade de Vida

By | June 20, 2011

Atrações ecológicas, área verde e excelência no transporte são alguns dos destaques da cidade, segundo blog da EMBRATUR

Curitiba é considerada umas das melhores cidades para se viver no Brasil. A capital do Estado do Paraná se destaca pelo bom funcionamento do sistema de transporte público, educação, saúde e preservação do meio ambiente. Eleita pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil, Curitiba mostrará ao mundo as razões que a fazem ser referência em qualidade de vida.

Curitiba Capital da Qualidade de Vida

Influenciada pela imigração européia, a cidade é abençoada com uma diversificação cultural forte e também possui uma infra-estrutura excelente para atender os turistas, seja a negócios ou a lazer. Entre os principais atrativos turísticos estão o Teatro Ópera de Arame, Teatro Guaíra, Museu Ferroviário, Museu Oscar Niemeyer, o Centro Histórico, Largo da Ordem, o bairro Santa Felicidade e a Rua das Flores.



Outro ponto forte de Curitiba são as atrações ecológicas: são mais de 30 parques e bosques com recreação e prática de esportes. Além de Curitiba, o estado do Paraná oferece outras atrações imperdíveis. Entre elas está Foz do Iguaçu, que abriga as famosas Cataratas e a Usina Hidrelétrica de Itaipú, eleita uma das sétimas maravilhas do mundo moderno.

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, dos turistas estrangeiros que visitaram Curitiba em 2008, 14,9% era dos Estados Unidos; 9,9% da Alemanha; 8,2% da Argentina; 6,1% do Paraguai; e 5,6% da França. Para 36,5% dos turistas estrangeiros a viagem foi a negócios, eventos e convenções; para 48% foi por outros motivos; e para 15,5% foi a lazer. Dos que foram a lazer, 40% foram motivados a natureza, ecoturismo ou aventura; 35,3% a sol e praia; e 16% pela cultura. A permanência média no país foi de 21,4 dias, sendo 10,1 em Curitiba. Para 84,7% dos turistas estrangeiros que visitaram Curitiba em 2008, a viagem superou as expectativas e 95,4% têm intenção de retornar ao Brasil.