Feira Noturna do Champagnat na Praça Ucrânia

By | April 17, 2011

  Nível de Interesse Turístico: 1 Imperdível
  
  A Feira Noturna do Champagnat, mais conhecida entre os curitibanos como feira da Praça Ucrânia, ocorre todas as sextas-feiras das 17h ás 22h, mesmo chovendo ou no período de algum feriado.  Ela abriga barracas que vendem hortaliças, frutas, chás, ervas, temperos, frios, laticínios, pães, bolos, bolachas, lanches variados e comida típica. São 39 barracas no total sendo 33 delas gastronômicas.
  
  Feira Noturna do Champagnat na Praça Ucrânia
  
  Para chegar até a praça muitos moradores da região vão a pé, outros de carro, mas encontram alguma dificuldade para encontrar vaga para estacionar nas ruas próximas, e de ônibus é só pegar o biarticulado pinhais x Campina do Siqueira sentido Campina do Siqueira, que passa em vários pontos do centro da cidade e descer na estação tubo de mesmo nome da praça.



  
  
  Ao se aproximar da feira aquele cheiro de comida esta espalhado no ar fazendo a boca salivar pela primeira vez. A iluminação da praça em meio a grandes árvores dá um clima charmoso e acolhedor. Pessoas de todas as idades estão ali para comer, se reunir com amigos, olhar o povo bonito que circula por lá ou simplesmente fazer um passeio. Caminhando entre as barraquinhas com todas aquelas comidas sendo preparadas, você saliva pela segunda vez e percebe que hoje elas só ficaram com o nome, porque na verdade são trailers, carretinhas, motor-home super limpos e organizados possibilitando produzir os alimentos com rapidez e higiene.
  


  
  Após perceber todos estes detalhes surge o primeiro problema: O que vai escolher para comer? As opções são: Pastéis, espetinhos, crepe Frances, delicias com milho, sanduiches de pernil, frango e italiano, comida típica Árabe, Japonesa, Tailandesa e Baiana, Pierogue, Bolinho de bacalhau, batata suíça, empanadas argentinas, chilenas e bolivianas, fogazza e vegetariana. Para beber algumas barraquinhas oferecem o que melhor acompanha o prato escolhido, pode ser desde um suco natural, passando por um vinho até chegar ao Champanhe.
  
  
  Dependendo do horário e algumas barraquinhas há um pouco de fila, então surge o segundo problema nesta pequena espera.



Você fica olhando o preparo da sua comida e as outras pessoas já comendo e é uma sensação horrível, pois a boca não para de salivar, os olhos ficam arregalados e o coração dispara.
  
  
  Você pode em quanto come seu lanche delicioso e saliva pela última vez, sentar nas estruturas da praça para visualizar as pessoas nas mesas e cadeiras que várias barracas oferecem junto a uma musica ambiente ou caminhar para já escolher o que mais vai comer ou ver e comprar em outras barracas que não são gastronômicas.
  
  
  

Após este belo e saboroso passeio você vai embora já querendo saber onde e que dia estará as outras feiras espelhadas pela cidade. As características principais desta da Ucrânia são a localização de fácil acesso, beleza da praça e as pessoas que a freqüentam.

Localização: Esquina com as Ruas: Cap Souza Franco com Pe. Anchieta e Pe Agostinho.