Prédio da Universidade Federal do Paraná em Curitiba

Nível de Interesse Turístico: 1 Imperdível

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912 por ilustres parananaenses e inicialmente com o nome de Universidade do Paraná. A construção localizada na Praça Santos Andrade iniciou-se em 1913, um ano depois. Em 1920, por conta de política do governo federal, a Universidade foi desintegrada e passou a se constituir em faculdades isoladas até 1946, sendo reintegrada neste ano e depois “federalizada” em 1951, quando passou a ser uma instituição pública a oferecer ensino gratuito.

Prédio da Universidade Federal do Paraná em Curitiba

A edificação passou por diversas modificações até que em 1955 ocorreu a inauguração final com 17 mil metros quadrados em estilo neoclássico, ocupando uma quadra inteira, entre a Praça e o Calçadão da Rua XV.



No ano de 1999, o prefeito de Curitiba assinou a lei que transformou o edifício no símbolo oficial da cidade e atualmente as instalações da universidade estão distribuídas em vários pontos da cidade de Curitiba e em outras cidades do Paraná. A instituição possui 77 opções de cursos de graduação, 124 de especialização, 41 de mestrado e 26 de doutorado. . Além disso, possui 39 opções de residência médica e mantêm, atualmente, quatro hospitais de ensino em seu organograma. Informações UFPR

Localização: Praça Santos Andrade, s/nº Rua XV de Novembro, 1299
Rua: Amintas de Barros, esquina com Rua Conselheiro Laurindo.

Como Chegar:

A pé: Como fica bem no centro você pode ir andando de vários pontos turísticos como: Passeio Público, Teatro GuaíraCalçadão da Rua XV e Paço da Liberdade.



Carro: Os estacionamentos ficam em volta da praça e custam entre R$ 3,00 e R$ 8,00 hora. Mas se der sorte e achar vaga pode deixar na rua mesmo é só colocar o cartão de Estar.

Ônibus Linha Turismo : Ponto Teatro Guaíra – Universidade Federal do Paraná. Primeiro horário: 9h49 Último horário: 18h19.

Ônibus convencional: Expresso (vermelho): Estação-Tubo Central: Santa Cândida-Capão Raso. Convencionais (amarelos): Augusto Stresser, Capão da Imbuia-Parque Barigui, Detran-Vicente Machado, Higienópolis, Hugo Lange, Itupava-Cohab, Novena e Sacre Coeur.Circular Centro (branco).