Museu Oscar Niemeyer "Museu do Olho" o Maior da América Latina

Nível de Interesse Turístico: 1 Imperdível
     O Museu Oscar Niemeyer mais conhecido localmente como Museu do Olho é um dos maiores e mais modernos Museus da América Latina. Foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias do Estado e passou por adaptações onde em sua frente foi instalado o popularmente chamado Olho, um anexo de 30 metros de altura feitos de concreto e vidro que imprimiu uma nova identidade ao complexo.
Veja o texto Completo
     Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que fez com que espaços construídos em épocas distintas pudessem conviver em perfeita harmonia e comunhão. Rampas em curvas, na área externa, e um túnel -acessado pelo subsolo do edifício principal- fazem o elo entre o passado e o presente, o Moderno e o Contemporâneo.

     Tendo ao fundo a massa verde do Bosque do Papa / Memorial Polonês, o Museu, com mais de 35 mil metros quadrados de área construída, é uma obra de arte em si mesmo.   


     Com uma programação dedicada à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design. E um espaço expositivo de alto nível, o Museu foi colocado no roteiro das grandes exposições, antes restrito ao eixo Rio-São Paulo, e consolidou o complexo como uma referência nacional e internacional. Composto por aproximadamente 2 mil peças, o acervo guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros.


Exposições Permanentes
Exposições em Cartaz
     No museu há um Centro de Documentação e Pesquisa, onde estudantes, professores e pesquisadores têm à disposição material para consulta e pesquisa nas três áreas de atuação do Museu –Artes Visuais, Arquitetura e Design. Para ter acesso ao setor, basta o pesquisador dirigir-se à bilheteria e solicitar um Ingresso para Pesquisa.


     As edificações são distribuídas em quatro com as seguintes estruturas:
Térreo: Na extremidade Norte está à bilheteria, a loja com produtos personalizados do Museu e a cafeteria. Na parte Sul, localiza-se a entrada do Museu e o espaço eventos.
Primeiro piso: Com nove salas expositivas, o primeiro piso abriga em suas 9 salas a maioria das exposições. O ambiente pode ser acessado por meio de escadas, rampas e elevador, facilitando o trânsito de portadores de deficiências.
Sub-Solo: Neste nível se encontra a exposição permanente de projetos, fotos e maquetes de obras do arquiteto, batizado de Espaço Niemeyer. Também é onde estão instaladas as salas administrativas, o Espaço da Ação Educativa, onde são realizados cursos e oficinas, o Pátio das Esculturas, a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro. Acesso ao olho pelo túnel.
Olho: Quatro pavimentos compõem o edifício do Olho. O salão principal é destinado a exposições e na parte côncava, há uma área para eventos.

Horário e Ingressos:
De terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos até 17h 30
R$4,00 inteira e R$2,00 estudantes identificados
(crianças de até 12 anos, maiores de 60 não pagam)

No primeiro domingo de cada mês: Acesso Gratuito


Maiores Informações:
Localização:
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Como Chegar:
A pé: Você pode vir andando de outros pontos turísticos como: Centro Cívico e Bosque do Papa / Memorial Polonês
De carro: O complexo conta com 316 vagas nos dois estacionamentos  que são grátis.
Ônibus Linha Turismo: Primeiro horário: 09h57 Último horário:    18h27
Linhas de Ônibus: Interbairros II (verde)  Inter 2 (cinza)


Exibir mapa ampliado