Teatro Guaíra Um dos Maiores da América Latina em Curitiba

By | November 11, 2010

  Nível de Interesse Turístico: 1 Imperdível
  A história do Teatro Guaíra começa em 1884 quando foi inaugurado o Theatro São Theodoro,  na atual rua Dr. Muricy. Era o primeiro teatro oficial do Paraná. Durante a Revolução Federalista, de 1893 a 1895, as atividades do teatro foram suspensas e suas instalações utilizadas como prisão. Em 1900, o teatro foi re-inaugurado com o nome de Teatro Guayrá, mas foi demolido em 1935. Sua reconstrução já no local atual fica em frente à praça Santos Andrade e a Universidade Federal do Paraná. Duraram 22 anos entre 1952 a 1974, época em que Curitiba via nascer uma evolução cultural sem precedentes.
  Teatro Guaíra Um dos Maiores da América Latina em Curitiba

O Centro Cultural Teatro Guaíra chamado assim desde a década de 90 é um dos maiores e mais importantes da América Latina.



Possui três auditórios: o Bento Munhoz da Rocha (Guaírão), com capacidade para 2149 lugares, auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com 504, e o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini-Guaíra), com 113 lugares.

O Centro recebe grandes artistas nacionais e internacionais para shows musicais, peças teatrais e espetáculos de dança. Abriga ainda o Balé Teatro Guaíra, criado em 1969, a Cia de Dança, a Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola de Danças Clássicas, o Núcleo de Teatro Amador e Teatros de Bonecos.

De todos os auditórios do Centro Cultural o Guairão é o mais bonito. Na sua imponente fachada externa há um lindo painel de um artista local, internamente um amplo saguão com escadas em caracol e vitrais para vista da praça em frente. No saguão e na simples lanchonete logo ao lado é onde normalmente a as pessoas ficam conversando antes dos espetáculos.

O centro pensando na democratização e valorização do conhecimento, o Setor de Preservação e Memória, abre as portas para visitas e pesquisas. O serviço de visita monitorada é gratuito e acontece de segunda à sexta às 09h30min, 10h30min, 13h30min e 15:00h, com duração aproximada de 01h30. É só comparecer ao setor de preservação e memória ao lado da bilheteria exatamente no horário. Fora dos horários citados acima terá que agendar pelo telefone 3304-7900 / 3304-7999.

Ingressos são comprados:


  •  Na bilheteria do teatro de Segunda a Sábado das 12h às 21h e Domingo: 16h às 19h (pode variar conforme programação) somente com cartões de debito e dinheiro;

CARTÃO FIDELIDADE

Além dos benefícios concedidos pelos estabelecimentos conveniados, o cartão pode ser utilizado na compra de ingressos, com desconto de até 50%.

Dicas Úteis:

Localização:

Guairão, Guairinha e Mini Auditório

Rua: Conselheiro Laurindo, s/nº. Centro.

Como chegar:

A pé: Como fica bem no centro você pode ir andando de vários pontos turísticos como: Passeio Público, Universidade Federal, Teatro Praça Santos Andrade, Calçadão da Rua XV e Paço da Liberdade.

Carro: Os estacionamentos ficam nas ruas próximas e custam entre R$ 10,00 e R$ 15,00 o período do espetáculo. Mas se der sorte e achar uma vaga pode deixar na rua mesmo.

Ônibus Linha Turismo : Ponto Teatro Guaíra – Universidade Federal do Paraná. Primeiro horário: 9h49 Último horário: 18h19.

Ônibus convencional: Expresso (vermelho): Estação-Tubo Central: Santa Cândida-Capão Raso. Convencionais (amarelos): Augusto Stresser, Capão da Imbuia-Parque Barigui, Detran-Vicente Machado, Hugo Lange, Itupava-Cohab, Novena e Sacre Coeur. Circular Centro (branco).