Praça Tiradentes a Mais Bonita de Curitiba

By | October 11, 2010

  Nível de Interesse Turístico: 1 Imperdível
A Praça Tiradentes dominada pela Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz é a mais antiga praça da cidade denominada com este nome em 1889, sendo o lugar onde oficialmente a cidade nasceu em 29 de março de 1693. A praça possui muitas árvores, bustos de personalidades (como Tiradentes), o marco zero da capital paranaense (que aponta as direções e distâncias de Curitiba para Paranaguá, Santa Catarina e São Paulo), e um monólito que representa um pelourinho que ali existia.

Praça Tiradentes a Mais Bonita de Curitiba

No início de 1994, foi reformada com o objetivo de alterar o tráfego do anel central, além de servir como terminal de algumas linhas de ônibus urbanos, além de servir como ponto de partida da Linha Turismo.



Em 2008 durante obras de revitalização foram encontradas calçamentos de cunho arqueológico, objetos dos primeiros moradores da capital, como: ferraduras, facas, moedas, botões e louças datados da metade do século XIX. Após esta grande reforma, a praça ganhou cerca de 30 bancos de madeira para curtir a natureza, ler ou simplesmente apreciar o movimento e um projeto para dar visibilidade aos achados.


No meio da praça, onde foi encontrada a calçada histórica mais importante, foi feito um trecho de 119 metros quadrados de piso de vidro laminado , e uma iluminação especial foi instalada dentro do vidro para destacar a calçada. Local muito bonito é uma das únicas praças que são boas para ser observadas durante a noite. A segurança é feita pela Guarda Municipal, porém é sempre bom estar atento a qualquer pessoa suspeita, principalmente durante a noite.


  Dicas Úteis:

  •   Aberta 24 horas
  •   Animais de estimação são permitidos no local, mas os donos devem limpar os dejetos dos bichos.
  •   Há placas que permitem o acesso de ciclistas apenas desmontados das bicicletas.
  •   Não há banheiros públicos, nem bebedouros.

  Localização:
  Rua: Praça Tiradentes, 220



  Como Chegar:
  A pé: Como fica bem no centro você pode ir andando de vários pontos turísticos como: Calçadão da Rua XV, Biblioteca Pública, Centro Histórico, e Paço da Liberdade.
  Carro: Os estacionamentos ficam nas ruas próximas e custam entre R$ 3,00 e R$ 5,00 a hora. Mas se der sorte e achar vaga pode deixar na rua mesmo é só colocar o cartão de Estar.
  Ônibus Linha Turismo: Primeiro horário: 9h00 Último horário: 17h30.
  Linhas de Ônibus: Linha direta (ligeirinho – prata): estação-tubo Praça Tiradentes ou Nestor de Castro: Bairro Alto-Santa Felicidade, CIC-Tiradentes, Colombo-CIC, Pinhais-Campo Comprido e Santa Felicidade. Circular Centro (branco)  Convencionais (amarelos): Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Bigorrilho, Cabral-Osório, Detran-Vicente Machado, Itupava-Hospital Militar, Jardim Esplanada, Juvevê-Água Verde, Novena, Savoia, São Braz e Tuiuti-Barigui.