Museu do Expedicionário de Curitiba

By | October 11, 2010

  Nível de Interesse Turístico: 2 Excelente
Em 1945 o fim da II guerra mundial, os expedicionários Paranaenses retornaram á Pátria e iniciaram uma nova luta. Arrecadar fundos para a construção da Casa do Expedicionário uma instituição que objetivava servir aos ex-combatentes.  Reaberto ao público em 1980, como Museu do Expedicionário, tem como objetivo: ilustrar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e destacar a atuação de soldados paranaenses.

Museu do Expedicionário de Curitiba

Hoje é um dos mais completos museus temáticos brasileiros sobre o assunto, seu acervo é composto por fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações da época. Dividido em dois pavimentos estão expostos materiais bélicos, como uniformes, armas e munições, iguais aos utilizados pela Força Expedicionária Brasileira e outras nações envolvidas no conflito.



Também conta com salão cerimonial, salão de festas e reserva técnica.

Na Praça do Expedicionário, onde está localizado o museu, estão expostos uma lápide (homenageando os pracinhas mortos em combate), um tanque (representando a FEB), um avião caça (representando a FAB), uma âncora e um torpedo (representando a Marinha) e um canhão capturado do exército alemão (representando as conquistas em combate).

O Museu do Expedicionário é mantido pela Legião Paranaense do Expedicionário.

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta: 10h às 12h e 13h às 17h
Sábado e domingo: 13h às 17h
Segunda: não abre.

Dicas Úteis:

  •    Acesso gratuito;
  • Não tem acesso p/ deficientes;
  • Não é permitido entrar no museu com alimentos, bebidas e fotografar as peças em exposição;
  • Agenda visitas monitoradas pelo telefone (41) 3362-8231 ou e-mail museudoexpedicionario@gmail.com. Máximo de 40 pessoas. As visitas orientadas duram 60 minutos.

Localização:



Entre as ruas Ubaldino do Amaral, Comendador Macedo e Saldanha da Gama.

Praça do Expedicionário, Alto da XV.

Como chegar:

A pé: Você pode ir andando do Mercado Municipal, Rodoferroviária, Estádio Couto Pereira e Igreja do Perpetuo Socorro.

De carro: Não tem estacionamento mais pode deixar nas ruas próximas onde não precisa cartão do estar.

Linhas de ônibus: Linha direta (ligeirinho – prata): estação-tubo Praça do Expedicionário: Centenário e Centro Politécnico. Convencionais (amarelos): Alto Tarumã, Capão da Imbuia-Parque Barigui, Cajuru, Detran-Vicente Machado, Higienópolis, Palotinos, Pinhais-Guadalupe, Rua XV-Barigui, Sacre Coeur e Tarumã.