Acessibilidade ao Transporte Coletivo de Curitiba

By | October 19, 2010

Em Curitiba, o respeito às pessoas com deficiência é valor fundamental no planejamento e operação do transporte coletivo.

Acessibilidade ao Transporte Coletivo de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba e a URBS mantêm a única rede de transporte público do Brasil exclusivo para os estudantes com necessidades especiais.



O Sistema de Transporte do Ensino Especial (Sites) atende a três escolas municipais e 34 centros de ensino especializados conveniados com a Prefeitura, levando diariamente 2.200 alunos, a maioria deles até 15 anos. São 43 linhas de ônibus e um terminal exclusivo, no Alto da XV.

Os estudantes com necessidades especiais, a partir dos 15 anos e na medida de sua autonomia, são incentivados a fazer o cartão-transporte com isenção tarifária para usar o transporte coletivo convencional. É uma forma de romper limitações e viver com maior independência.
Pessoas carentes com deficiência são encaminhadas para a isenção do transporte coletivo por meio da Fundação de Ação Social (FAS).



São atendidas seis mil pessoas por ano. No total, a URBS garante isenção do pagamento de tarifa para 30 mil pessoas que têm o cartão de isento. Em quase metade dos casos, o cartão dá acesso para um acompanhante, conforme o tipo de deficiência.

Das 395 linhas da RIT, 316 linhas já têm ônibus com adaptação para pessoas com deficiência. Nas linhas de biarticulados e ligeirinhos, todos os veículos têm acesso pelas rampas. Nas demais linhas, para facilitar a identificação à distância dos carros adaptados, foram colocados adesivos azuis com a logomarca da cadeira de rodas, nos lados, na frente e atrás do veículo. As tabelas de horários dos ônibus, disponíveis nos terminais, no portal da URBS, os horários dos carros adaptados estão em destaque.