Museu Ferroviário de Curitiba

By | September 10, 2010

Nível de Interesse Turístico: 4 Bom

Instalado na antiga estação ferroviária de Curitiba, que funcionou entre 1890 e 1985. O Museu Ferroviário guarda a história da ferrovia no Paraná. Expõe várias peças históricas e suas instalações buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação. Nos espaços restaurados estão o mobiliário e relógios originais, como os instalados na bilheteria e na sala do telégrafo.

Museu Ferroviário de Curitiba

Ele é composto de uma exposição permanente de um acervo único, coletado pela Rede Ferroviária de dentro de suas estações e locomotivas.



É a preservação da memória ferroviária, que explica e justifica a história da economia paranaense e brasileira, de heróis anônimos ou não. Um resgate de sua dedicação, que colocaram o estado no rumo do crescimento. Sem dúvida, o passado dentro do futuro. Hoje as instalações da estação fazem parte do Shopping Estação.

É um museu pequeno mais bem bonito. Só vale apena ir visitar se no seu roteiro estiver incluso o Shopping Estação. Se não, não vale a pena desviar um roteiro para ir até lá.
É oferecido monitorias para turmas de até 20 estudantes por vez e pode personalizar a monitoria conforme o nível escolar e os assuntos que estão sendo debatidos pelos alunos em sala de aula, contribuindo para reforçar o aprendizado. Para isto, basta entrar em contato pelo telefone (41) 2101-9202, ou pelo e-mail museu@espacoestacao.com.br, informando o perfil dos estudantes e indicando os temas que deverão ser enfocados durante a visitação.

Horário:

Horário de Funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 18h / Domingo das 11h às 19h.



Localização:

Shopping Estação: Av. Sete de Setembro, 2775.

Como Chegar:

A pé: Você pode vir a pé vindo dos pontos turísticos do centro (Rua XV, Praça Rui Barbosa, Praça Carlos Gomes) ou da Rodoviária e Mercado Municipal.

Carro: Pode usar o estacionamento do shopping que é pago ou na rua mesmo onde tem vaga e precisa estar.

Ônibus Linha Turismo: Primeiro horário: 09h20 Último horário: 17h50.

Ônibus convencional: Linhas: Santa Cândida – Capão Raso estação Praça Eufrásio Correia / Boqueirão – Carlos Gomes / Pinhais – Campo Comprido.